sábado, 5 de março de 2011

MÚSICAS x CULTURA

Hoje me deu uma vontade enorme de postar sobre música, então lá vai. Pra começar, devo comentar que hoje muitas “não músicas” querem se passar por músicas de verdades. De acordo com nosso excelentíssimo dicionário Aurélio música significa: “Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido; Composição musical.” Tudo bem que gosto não se discute e não estou aqui criticando nenhum artista, mas por favor, música no meu tempo (onde as crianças ainda usavam pasta de dente Tandy de morango e eram felizes) realmente era MÚSICA, tinha letra meeeeesmo. Sem citar nome de cantores e bandas, mas nos últimos meses algumas das músicas mais ouvidas e cantadas por alguns membros da nossa humilde sociedade foram: “Minha mulher não deixa não” e “Superman a liga da justiça”. Bem, agora vamos analisar as letras dessas músicas. Primeiro “Minha mulher não deixa não”:




- Ei Tem Duas Nega. E ai, Vamos Arrastar?
No shanadu; Agente Bota O Bicho Lá.
Quem és tu? És Boiolão? Tu Vai ou Não.
Vou Não, Quero Não, Posso Não, 
Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Quero Não.






E isso se repete no resto da música, agora por favor me digam, isso tem letra? Tem algo de produtivo para passar para a sociedade além de claramente influenciar ao alcoolismo e ao uso de palavras depreciativas (nada contra quem bebe, o fígado é seu, mas beba com moderação \o/)? Tudo bem que o cara está negando a bebida e o fumo, mas só pra constar essa música foi inspirada num cara bêbado.
Próxima música, “Superman a liga da justiça”:


Super-Man ficou fraco,
O Pingüim jogou criptonita
Lex Luthor e Coringa roubaram laço da Mulher Maravilha (2x)
Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!
Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man. (8x)




Só pra constar, Kriptonita é com K. O Pingüim é inimigo do Batman e não do Superman. Isso chega até a ser irrelevante quando vemos a letra totalmente produtiva dessa música, o que vocês estão vendo aí em cima é a letra toda da música, eles só repetem e repetem. E essa parte do Foge! Foge é repetida 32 vezes na música. Como alguém em santa consciência consegue escutar isso, dançar isso, e ainda por cima CANTAR isso? Isso não é cultura, isso não é música, isso é poluição sonora. Se você quer formar uma banda, quer ficar famoso, legal, escreva letras com conteúdo pelo menos. Não se enganem pensando que qualquer coisa vende hoje em dia (essa é nossa dura realidade, lembro como se fosse ontem quando lançaram a música do Créu). Você quer ouvir música? Procure algo de qualidade, sei que é difícil, mas tente.
Fora as músicas brasileiras totalmente produtivas, ainda temos as músicas internacionais mais que totalmente produtivas. A indústria da música está fazendo com que cada vez mais cantores apelem em seus clipes e letras de músicas. Muitas cantoras adolescentes apelando em seus clipes pra pagar uma de “gostosa” (não gosto de usar essa palavra, mas por falta de algo melhor, vai essa mesmo), aparecendo semi-nuas, se esfregando no povo em seus clipes. E elas realmente acham que precisam disso pra ficar famosas, é o que a sociedade está fazendo, corrompendo nossos jovens. Não que os jovens sejam um poço de inocência, mas não precisa apelar. Isso é o que vende hoje. Não estou generalizando, nem falando de cantor A, B ou C, existem as exceções sabe, e são essas que estão na minha playlist.

Pra quem não gostou do post ou achou lesado, ou qualquer coisa, por favor, SE ALTO SE EXPLODA-SE A SI MESMO COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, com muita redundância mesmo.


Música produtiva de hoje: Pink - Fuckin' perfect 
Filme que recomendo: Cisne negro... Atuação simplesmente impecável da Natalie Portman, tanto que ela ganhou o Oscar de melhor atriz



Feriado Importante: Hoje é o dia do Filatelista Brasileiro, seja lá o que isso for... 
Livro que recomendo: A mão esquerda de Deus... aventura, romance, ação, muito bom






Até a próxima

                                                                           By: Yks


5 comentários:

  1. Ai meu Deus, e quando a pessoa pensa que não há como inventar algo pior, os "músicos" se superam. Pior que isso, é ver essas músicas ocupando colocações consideráveis nos sites de letras mais importantes da internet, o que nos faz ver como o Brasil é crítico em relação a escolha musical u.u Ainda bem que não sou brasileiro u.u

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk... nem eu né amore... sempre... mas de boa, no site da terra, essas duas músicas tão com milhares de acessos e subindo... aff... tem gosto pra tudo né...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que apesar do Brasil ter a liberdade de expressão, determinadas músicas com muitos palavrões e até menosprezando o valor da mulher deveriam ser proibidas de tocarem nas emissoras de tv e rádio. É muito comum ver os jovens ouvindo qualquer porcaria por aí, isso é prejudicial para a educação e cultura brasileira. Essas pessoas que se entitulam cantores, mas na verdade expressam letras de má qualidade, são verdadeiros terroristas culturais!

    Estou te seguindo. Me segue também?

    O seu blog está com um conteúdo bom, a única coisa que falta acertar é a fonte da letra, pois algumas partes não dá pra ler.



    Abraços e fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Preferencial musical não está no estilo e sim no conteúdo da música.

    Cara, do que adiantar gostar de rock, pop ou qualquer gênero, se todas as músicas que você escuta NÃO TEM UMA SÓ, com UMA LETRA CONSIDERÁVEL?!

    Eu gosto de música.. mas amo música boa e com conteúdo.

    ResponderExcluir